quinta-feira, 27 de setembro de 2012

SINTOMAS DA MANIA

SINTOMAS DA MANIA
O indivíduo  que está na fase maníaca, geralmente, é uma pessoa agradável, disposto e  excessivamente alegre. Junto a essa elevação do humor, observamos outros  sintomas, como uma  elevação exagerada da auto-estima, sentimentos de grandiosidade que podem chegar a uma manifestação delirante de grandeza, onde o individuo sente-se uma pessoa muito especial. Em muitas situações o indivíduo  considera-se uma pessoa  dotada de poderes e capacidades especiais. Não há limites a serem respeitados, ou barreiras que impeçam qualquer ação. Em geral, há uma perda da consciência a respeito de sua própria condição patológica.
Ao contrário da depressão, as atividades são aceleradas e até mesmo caóticas. Há uma evidente sensação de onipotência, que acaba por torná-los aborrecidos e, ao mesmo tempo, perigosos. Não conseguem considerar a opinião dos demais. Eles sabem tudo, se metem em tudo, sabem fazer qualquer coisa, resolvem todos os problemas e têm as melhores idéias. Não é fácil para um indivíduo, em estado maníaco, aceitar opiniões ou conselhos de quem quer que seja.
Nessa fase, esse tipo de paciente reage de forma semelhante ao que ocorre na fase de depressão, ainda que de maneira  diametralmente oposta,  as idéias ocorrem rapidamente, a ponto deles  não conseguirem concluir o que começaram. A diferença é que na mania, o indivíduo fica  emendando uma idéia não concluída em outra diferente e assim, sucessivamente. A semelhança está apenas no fato de perder as idéias. Como a percepção está mais aguçada, há um aumento para a percepção de estímulos externos que podem levá-los freqüentemente a  distrair-se com acontecimentos e detalhes insignificantes,  e que são  alheios à conversa em andamento.
Um dos grandes problemas desses indivíduos é que, por causa dessa falta de limites causada pela mania, podem perder muito dinheiro, comprometer  os bens de família e, mesmo, se endividar de maneira muito grave.
Em geral, esses pacientes dormem  pouco e apesar disso, acordam bem dispostos. Conseguem executar muitas tarefas ao mesmo tempo e também aquelas tarefas que haviam sido deixadas de lado durante o período depressivo. Diferente do estado encontrado na fase depressiva, o paciente em fase maníaca, não sente que está doente e nem que pode ficar doente. Esse é um aspecto que pode dificultar a busca e a realização do tratamento.

Sintomas (maníacos):

·         Sentimento de estar no topo do mundo, com uma alegria e bem, estar inabaláveis; nem mesmo más notícias, tragédias ou acontecimentos horríveis diretamente ligados ao paciente, podem abalar o estado de humor. Nessa fase o paciente literalmente ri da própria desgraça.
·         Sentimento de grandeza, o indivíduo imagina que é especial ou possui habilidades especiais, é capaz de considerar-se um escolhido de Deus, uma celebridade, um líder político. Inicialmente, quando os sintomas ainda não se aprofundaram, o paciente sente-se como se fosse ou pudesse ser uma grande personalidade; com o aprofundamento do quadro esta idéia torna-se uma convicção delirante .
·         Sente-se invencível, acha que nada poderá detê-los.
·         Hiperatividade, os pacientes nessa fase não conseguem ficar parados, sentados por mais do que alguns minutos ou relaxar.
·         O senso de perigo fica comprometido, e eles envolvem-se em atividades que apresentam tanto risco para sua  integridade física, como patrimonial.
·         O comportamento sexual fica excessivamente desinibido e, mesmo, promíscuo tendo numerosos parceiros num curto espaço de tempo.
·         Os pensamentos ocorrem de forma incontrolável para o próprio paciente. Essa  grande confusão de idéias, na verdade, constitui-se de uma  interrupção de temas que foram interrompidos antes de terem sido completados e deram lugar ao inicio de  outro, que por sua vez, também não é terminado, e assim sucessivamente. Chama-se a isso de fuga de idéias.
·         A maneira de falar, geralmente, se dá em tom de voz elevado, cantar é um gesto freqüente nesses pacientes.
·         A necessidade de sono nessa fase é menor, com poucas horas o paciente se restabelecer e fica durante todo o dia e quase toda a noite em hiperatividade.
·         Mesmo estando alegre, explosões de raiva podem acontecer, geralmente provocadas por algum motivo externo, mas da mesma forma como aparece, se desfaz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário