terça-feira, 2 de outubro de 2012

A COMUNICAÇÃO EFICIENTE

A COMUNICAÇÃO EFICIENTE A comunicação envolve muito mais do que palavras. As palavras são apenas uma pequena parte de nossa capacidade de expressão como seres humanos.
As palavras são o conteúdo da mensagem, e a postura, os gestos, a expressão facial, entonação vocal, volume, timbre e etc, são os contextos no qual a mensagem está inserida. Juntos, formam o significado da comunicação.
Para uma comunicação eficiente, é necessário:
1 - Saber o resultado que queremos obter com a nossa comunicação. Quando sabemos o resultado que queremos com a nossa comunicação, todo processo comunicativo será orientado para esse resultado final, e não nos perderemos nos meios. Com isso, nos tornamos mais objetivos em nossa maneira de comunicar-nos. 2 - Ter acuidade sensorial para sabermos se o outro está se encaminhando em direção ao resultado que queremos, ou seja, se já alcançamos o objetivo de nossa comunicação. Isso significa que devemos estar atentos á reação do outro, para sabermos se estamos obtendo aquilo que queremos ou não. Quando nos baseamos em dados sensoriais, ao invés de conceitos ou interpretações, a eficiência da comunicação aumenta. 3 - Ter flexibilidade de comportamento. Ser flexível é ter capacidade de mudar nosso comportamento tantas vezes quanto forem necessárias, para obter aquilo que queremos, e não esperar que o outro mude por si só.

Nenhum comentário:

Postar um comentário