terça-feira, 2 de outubro de 2012

O poder da fala

O poder da fala A fala proporciona o direcionamento do pensamento, que é a base do diálogo interior. O poder da fala é praticado quando o indivíduo assume responsabilidade por sua vida, e isso o conscientiza a cuidar das palavras que pronuncia. A palavra falada, que alinha o diálogo interno e a comunicação interpessoal, pode criar não apenas emoções, mas também ações. E, dessas ações podem surgir resultados positivos que facilitam a objetividade, a clareza e a empatia entre emissor(es) e receptor(es).
A seleção das palavras que utilizamos para descrever nossas experiências pode, ou não, enriquecer e expandir nosso vocabulário interno, possibilitando emoções fortalecedoras. Esta seleção de palavras afeta diretamente o nível de comunicação interna que cada um estabelece consigo mesmo, mudando instantaneamente nossa forma de "ver o mundo", e aumentando, conseqüentemente, o vocabulário que utilizamos para descrever de forma positiva a nós mesmos e o que sentimos.
É, por exemplo, prestando mais atenção nas palavras que usamos em nosso vocabulário interno para descrever nossas rotinas de trabalho, que conseguimos refletir sobre o poder que as mesmas têm sobre nossa emoções e ações.

Um comentário:

  1. A palavra transporta a docilidade de nossos corações, bem direcionada adere ao meio mental de quem ouve e se firma consubstanciando potencialidades que por vezes o ouvinte sequer sabe que tem.

    ResponderExcluir